Fonte tipográfica, o que é?
Fonte tipográfica (tipo de letra) consiste em conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos e que são identificados por nomes e classficiados segundo determinadas famílias.
![]() |
| Fontes tipográficas |
Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles. Duas das famílias universalmente mais conhecidas são a Helvética (Arial) e a Times. A Helvética (Arial) faz parte da família das fontes sem serifa, enquanto que a Times representa a família das fontes com serifa.
A classificação dos tipos em serifa e não-serifa é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
- Fontes com serifa: são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras. Usam-se em blocos de texto (como romance), pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.
- Fontes sem serifa: são conhecidas como sans-serif (do francês “sem serifa”), também chamadas grotescas. Costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos, já que parem mais limpas.
![]() |
| Letra com serifa (esquerda); letra sem serifa (direita) |
Existem dois tipos de fontes: bitmapped (imagens bitmap) e escaladas (imagens vetoriais), que são ambas semelhantes em termos de conceção.
![]() |
| Fonte bitmapped (cima); Fonte escalada (baixo) |
Fontes bitmapped: As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas.
As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
Fontes escaladas: ao contrário das fontes bitmapped, são definidas
matematicamente e podem ser intrepertadas (rendering) para qualquer
tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para
construir os seus contornos através de linhas e curvas que são
preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas.
Um exemplo de uma fonte bitampped sem serifa é Courier, que é uma fonte tipográfica monoespaçada, de serifa egípcia, projetada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever. É uma fonte com serifa.
A tipografia foi criada por Howard "Bud" Kettler em 1955.
| Courier |
Um exemplo de uma fonte escalada é Calibri, uma fonte sem serifa, mais conhecida como a nova fonte da suíte Microsoft Office 2007. O designer da família criada para a Microsoft foi Lucas de Groot.
Em 2005, a fonte ganhou um prémio na competição de design de tipos do Type Directors Club. Em uma pesquisa realizada por pesquisadores da Wichita State University, nos Estados Unidos, Calibri era a fonte mais popular para e-mail, mensagens instantâneas e apresentações de PowerPoint. Os entrevistados também demonstraram uma alta aceitação ao uso da fonte na Internet, quando apresentados a uma imagem com um bloco de texto em várias famílias tipográficas diferentes.
Bibliografia:
Wikipédia. COURIER. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Courier>. Acesso em 12/11/2012
Wikipédia. CALIBRI. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Calibri>. Acesso em 12/11/2012



Sem comentários:
Enviar um comentário