segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Introdução à teoria da Interatividade

Interface Gráfica

A interface gráfica, em informática, é um mecanismo que permite a interação entre
o homem e computador através de elementos gráficos como caixas de diálogo ou barras de ferramentas, entre outros. É possível o usuário interagir com o computador a partir da utilização um rato ou de um teclado que lhe permitem selecionar e manipular símbolos.
Atualmente utiliza-se a interface do MacIntosh e do Windows, que utiliza um sistema
de janelas múltiplas na tela que podem apresentar simultaneamente diversas informações.


Na minha opinião, a interface gráfica é um aspeto fundamental na informática; facilita-
nos o acesso a diversas janelas simultaneamente sem perdas de informação, entre outras utilidades, que contribuem para uma boa interação entre o homem e o computador.



Interatividade
Interatividade é um termo que não se encontra frequentemente nos dicionários,
sendo o seu conceito portador de diversos significados. No entanto, no contexto da
informática, a interatividade é compreendida como um tipo de relação tecno-social, isto é, como um diálogo entre o homem e a máquina através de interfaces gráficas.
Esta palavra foi adotada na década de 1970 por informáticos que procuravam um
termo específico para exprimir o novo ambiente comunicacional da nossa época.


 Na minha opinião, a interatividade é determinante na informática, uma vez que
revolucionou o paradigma da comunicação e a interação homem-máquina.



Realidade virtual

A realidade virtual consiste na simulação de ambientes reais, permitindo aos usuários
interagir, visualizar e manipular objetos dos mesmos.
Esta começou a ser desenvolvida em diferentes áreas na década de 1970, e foi usada
primeiramente em simuladores do voo que ajudavam a treinar futuros pilotos. Todavia, usou-se a expressão “realidade virtual” apenas por volta de 1989.
Quando o utilizador tem a sensação de estar embutido num dado ambiente simulado,
diz-se que está numa realidade imersiva. A realidade virtual é tanto mais imersiva quanto maior for a sensação do utilizador num determinado ambiente virtual.
A realidade virtual não se limita apenas a jogos ou a criar os efeitos especiais de certos
filmes; é utilizada, por exemplo, por engenheiros que testam projetos de automóveis e aviões que fazem protótipos antes de gastarem dinheiro. São feitas projeções semelhantes em simulações de batalhas ou até no estudo da previsão do tempo.


Na minha opinião, a realidade virtual trouxe numerosas vantagens a vários níveis (na
medicina, na engenharia, na meteorologia, etc.), simulando e testando os produtos antes da sua produção e oferecendo-nos presenças virtuais em locais perigosos, na linha de montagem.



Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual

É nos ambientes de realidade virtual onde o usuário vive uma experiência de imersão,
recebendo estímulos de diversos elementos virtuais que o tornam capaz de ter sensações reais de interagir com elementos que apenas existem virtualmente.

Entre os elementos virtuais que dão ao usuário uma experiência de imersão temos:
luvas, capacete, óculos, rato, auriculares e joystick. O uso do monitor proporciona-nos uma
realidade virtual não imersiva.


Os dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual vieram apenas
complementar as vantagens da realidade virtual, pois é possível criar as tais simulações de forma mais real e precisa.



Bibliografia:
Silva, Marco. INTERATIVIDADE, <http://www.saladeaulainterativa.pro.br/era_interatividade.htm>. Acesso em 1 out. 2012.
Landim, Wikerson. Tecmundo, <http://www.tecmundo.com.br/3d/3281-o-futuro-da-realidade-virtual.htm>. Acesso em 1 out. 2012.
Wikipédia, a enciclopédia livre, <http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual>. Acesso em 1 out. 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário