terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ergonomia

Ergonomia


Ergonomia é a ciência que estuda a atividade do Homem enquanto trabalhador, no sentido de definir as condições de realização dessa actividade e garantir a sua segurança, saúde e conforto.

No seu sentido etimológico, Ergonomia deriva das palavras gregas "ergon" (trabalho) e "nomos" (lei natural).

A Ergonomia pode ser aplicada em vários setores de atividade (industrial, hospitalar, escolar, informático, etc.) e o setor que vai ser priveligiado nesta mensagem é, naturalmente, o informático.

Quando trabalhamos com o computador nem sempre mantemos a postura mais correta. A seguinte imagem pretende demonstrar a postura que devemos adotar quando trabalhamos com o computador:

Posição correta

As lesões mais frequentes que o ser humano sofre ao não respeitar uma posição correta no seu local de trabalho são:
  • Problemas na coluna (que são os problemas mais frequentes) - a cadeira inadequada ao trabalhador é a maior causadora de dores nas costas;
  • Fadiga - provoca a diminuição da capacidade de trabalho e é causada pela alteração nas propriedades dos músculos, entre outros fatores;
  • Dores nos olhos - quando concentramos a vista durante muito tempo no brilho do monitor, existe uma diminuição significativa no piscar de olhos, o que leva a que a superfície da córnea ressaque, provocando irritação, vermelhidão e cansaço dos olhos. 


Na minha opinião, é fundamental assumir uma posição correta quando se trabalha em frente a um computador. Por isso é que a Ergonomia aplicada à Informática é muito importante. Para além de prevenir lesões e doenças aos trabalhadores, ao ajudá-los a sentirem-se melhor, pode representar um aumento da produtividade e do rendimento no trabalho.


Bibliografia:
CRPG, O QUE É A ERGONOMIA, <http://www.crpg.pt/empresas/recursos/kitergonomia/Paginas/ergonomia.aspx>. Acesso em 3 out. 2012.
Gomes, Ivo. O QUE É A ERGONOMIA?, <http://www.ivogomes.com/blog/o-que-e-a-ergonomia/>. Acesso em 3 out. 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário